RETIRADA DE CAVALOS OCORRE SOB PROTESTO NA ILHA DE PAQUETÁ.

cavalo-paqueta.jpg

A retirada dos cavalos que puxam as tradicionais charretes da Ilha de Paquetá está sendo feita, na manhã desta quinta-feira (19/05), pela prefeitura sob protestos de moradores, que são contra a extinção do serviço. Também há grupos a favor da remoção dos animais. A Secretaria Executiva de Coordenadoria de Governo, que comandou o plano de remoção, não preparou rampas para os cavalos subirem nos caminhões que vão transportá-los sobre uma balsa.

Isso fez com que os cavalos fossem puxados pelas ruas da ilha até um terreno mais alto para permitir que eles conseguissem subir na caçamba do caminhão. Todo o percurso foi feito sob gritos de protestos de pessoas contrárias à extinção do transporte.

Os moradores reclamam que os carros elétricos, semelhantes aos usados nos campos de golfe, que serão dados aos charreteiros para que continuem o trabalho, vão acabar com a paz e a tranquilidade na ilha. Alguns antigos prestadores do serviço choraram na hora de entregar os cavalos.

— Minha vida toda está indo embora aqui. Tinha vezes que deixava de comer para alimentar o cavalo. Todo dinheiro que eu ganhava ia embora nos cuidados com o animal — disse, emocionado, o charreteiro Getúlio Barbosa.

O presidente da Associação dos Charreteiros, Jorge Carlos Ribeiro, afirma que muitos dos que estão contra a retirada dos cavalos nunca ajudaram a reformar nem cuidar das cocheiras. O local é um dos principais problemas para manutenção dos serviços na região. Construído pela Secretaria municipal de Meio Ambiente, o local está interditado desde 2010. Mesmo assim, os cavalos continuavam sendo mantidos no espaço porque não havia outro lugar para abrigá-los.

Um laudo do Ministério Público, do dia 9 de maio, atestou as más condições das cocheiras, e um parecer do órgão, do dia 12 de maio, recomendou a retirada imediata dos animais.

Fonte: O Globo

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s