BATALHÃO DE CHOQUE FAZ REINTEGRAÇÃO DE POSSE EM TERRENO ABANDONADO DA CEDAE QUE FOI OCUPADO POR DESABRIGADOS DA ”OI/TELERJ”.

1desocupacao-rio

Por volta das 21h desta quarta-feira, um grupo com cerca de 300 pessoas, dentre elas crianças, mulheres grávidas e idosos, ocuparam um antigo terreno da Cedae, localizado no bairro da Gamboa na Zona Portuária do Rio.

Na manhã desta quinta-feira (26/03), o Batalhão de Choque e a Polícia Militar foram ao local para cumprir uma ação de reintegração de posse. Após muita conversa, o ocupantes começaram a deixar o local de forma pacífica.

Os ocupantes são oriundo da antiga ocupação da OI/TELERJ, que foram desabrigados no período da Páscoa em 2014. Na época, a Prefeitura do Rio de Janeiro e o Governo do Estado, deram garantias que seria pago um valor de aluguel social, mas, não é isso que os ocupantes dizem.

O que queremos é um posição concreta, real da Prefeitura, sobre nossos destinos. Não dá mais pra ficar enganando, cadastrando e dizendo que vão dar apartamento, aluguel social. Só sairemos com uma posição definitiva” — “Perdi a conta de quantos abrigos já fomos. Ir pra cima de pobre é mole, porque não vão prende o pessoal da Petrobras?”, questionou Adão Dias.

— ”Precisamos de ajuda, receber a casa ou aluguel social. Estou cansada de viver como cachorro, de favor na casa dos outros”. reclamou uma ocupante.

— ”Recebemos apenas 3 meses de auxílio moradia. Precisamos comer! Não tem como viver desta forma”.

Uma mulher que não quis se identificar contou que, a maioria dos ocupantes foram cadastrados para receberem uma casa no Bairro 13, em Santo Cristo, mas até hoje, esperam pelo imóvel prometido.

Três ônibus estão fazendo viagens para levar os desabrigados para a sede da Guarda Municipal, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio. Segundo representantes do Governo Municipal, lá, eles serão cadastrados.

‪#‎MídiaInformal‬
Foto: Gabriel de Paiva

Deixe um comentário