PROTESTO POR CANCELAMENTO DE EDIÇÃO DO FASHION RIO TEM DESFILE EM PRAÇA

Sem Título-2

Um desfile de moda chamou atenção de quem passava pela Praça General Osório, em Ipanema, Zona Sul Do Rio, no início da noite desta quinta-feira (05/03). Estudantes de moda da Casa Geração Vidigal realizaram um desfile em protesto ao adiamento da edição de abril do Fashion Rio, principal evento de moda da cidade, que foi cancelado.

Para eles, “só sobrou a rua”. Esse foi o lema do protesto que teve um desfile no estilo flash mob. Os modelos desfilaram e dançaram ao redor do chafariz. Ao todo, foram apresentados 20 looks feitos por alunos da turma de 2014.

Segundo a francesa Nadine Gonzalez, diretora da Casa Geração Vidigal, os alunos costumavam apresentar seus trabalhos durante a semana em que aconteciam as edições do Fashion Rio, época em que o mercado tem maior visibilidade, na própria comunidade do Vidigal, na Zona Sul.

Sem Título-14“Nós prometemos para os alunos que íamos mostrar os trabalhos pro público carioca. Sem Fashion Rio, a gente não tem visibilidade do público da moda, dos compradores e da imprensa. No meu país [França] a gente usa as praças para manifestar e é para isso que viemos aqui hoje”, explicou Nadine.

O curso de moda na Casa Geração Vidigal é gratuito e começou em 2013. A escola aceita alunos de 18 a 25 anos. Daniel Kalleb, de 20 anos, foi um dos alunos que apresentou seus projetos durante o protesto. Para ele, o Fashion Rio é o principal gancho para que exista uma visibilidade do mercado de moda.

“É o evento mais esperado pra gente. Já é difícil emplacar tendo esses ganchos, imagina quando não tem? Essa foi a nossa oportunidade de protestar e de mostrar o nosso trabalho”, explicou Daniel.

Os alunos da nova turma de 2015 também estiveram presentes no ato e levaram cartazes para fazer as pessoas pensarem a moda. Segundo Rodrigo Severiano, Mariane Ferreira e Jonatas Henrique, o estilo flashmob faz as pessoas se aproximarem. “A gente não quer que as pessoas deixem a moda de lado. Queremos produzir e mostrar o nosso trabalho”, comentaram.

Sem Título-5

Cancelamento
Os desfiles de moda da coleção verão do Fashion Rio, que tradicionalmente acontece em março, não vai ser realizado neste primeiro semestre. A semana de moda carioca está tendo seu modelo estudado pelo Fórum Empresarial da moda, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de janeiro (Firjan), detentora do evento, e poderá acontecer no segundo semestre, segundo a gerente de Marketing da grife Lenny Niemeyer, Flávia Leal. A estilista, assim como a colega Alessa, participam do fórum comandado por Oskar Metsavaht, criador da Osklen.

Marcas tradicionais do Rio como Lenny Niemeyer, Salinas, Andrea Marques e Patricia Viera apresentarão suas coleções verão 2016 na São Paulo Fashion Week, entre 13 e 17 de abril.

Fonte: G1

Deixe um comentário