PRIMEIRA CONTA NO RJ APÓS AUMENTO DE LUZ CHEGA SEM HISTÓRICO DE CONSUMO.

a-conta-de-energia-eletrica-do-rio-de-janeiro-de-marco-a-direita-chegou-na-casa-dos-clientes-da-light-sem-o-grafico-de-historico-de-consumo-dos-ultimos-doze-meses-presente-na-conta-de-fevereiro-a-1426628748381_615x300

A primeira conta de luz com aumento chegou aos consumidores do Rio de Janeiro sem o histórico de seu gasto. A conta de março é a primeira depois do reajuste na tarifa de energia elétrica autorizado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) no fim de fevereiro.

A Light, concessionária que atende a população do Rio, mandou às casas dos clientes as contas sem o gráfico de histórico dos últimos 12 meses de consumo, que normalmente consta na fatura. Sem a informação, não é possível saber se a conta subiu muito por excesso de consumo ou por causa do reajuste autorizado.

No espaço onde havia o gráfico nas contas anteriores, foi colocado um “comunicado ao cliente” sobre o reajuste médio de 21,06% na tarifa para “os consumidores de Baixa Tensão da Light, com vigência a partir de 02/03/2015”.

Untitled-2

A ausência das informações provocou desconfiança em clientes. “Eu acho que pode ter sido algo proposital, já que teve o aumento, para os clientes não compararem com os meses anteriores”, afirmou a estudante de medicina Isabel Albuquerque, 25.

Em nota, a Light afirma que veicula informações em suas contas de energia, com o objetivo de manter seus clientes informados de maneira prática em caso de reajustes tarifários.

“Como tivemos um reajuste extraordinário homologado pela Aneel, com vigência a partir do dia 2 de março de 2015, as contas de março vieram com informações sobre o tema”, afirma a nota. As contas, no entanto, têm espaços vazios em que caberia o informe.

A concessionária disse que a fatura do mês seguinte voltará a apresentar o gráfico de histórico de consumo, que contará com o mês de março.

A Light informou também que “o cliente pode consultar o histórico de consumo a qualquer momento, sem custo, por meio da Agência Virtual (http://zip.net/bkqX7j) e pelo aplicativo Light Clientes no Facebook (facebook.com/lightclientes) ou em smatphones (iOs, Windows Phone e Android)”.

O Procon-RJ não soube informar até a publicação desta reportagem se havia alguma ilegalidade nas contas de março da Light.

Fonte: UOL

Deixe um comentário